Agronegócio
Conheça os serviços que desenvolvemos e oferecemos para seu segmento

Agronegócio

O Instituto de Métricas Agropecuárias, INTTEGRA, empresa de assessoria em métricas gerenciais, realiza anualmente o um detalhado estudo comparando os resultados das fazendas assistidas por eles, gerando um benchmarking produtivo e financeiro, tendo atingido nesta safra 2018/2019 + de 740 fazendas e um rebanho de + 2,4 milhões de cabeças. A coleta destes dados propicia ao empresário fazendeiro uma análise comparativa de sua propriedade em relação a outros pecuaristas, onde o benchmarking apresenta não apenas a média dos principais indicadores, como também a média dos indicadores dos 30% mais rentáveis e também os melhores indicadores, independente da rentabilidade. Desta forma é possível estabelecer metas de desempenho e buscar a melhoria de rentabilidade inspirados nos melhores resultados e nas boas práticas destes produtores.

 

O que chama atenção neste trabalho e nestas métricas traduzidas no benchmarking ano após ano é a enorme variação na rentabilidade das diversas fazendas, variando de prejuízos enormes até lucros expressivos. Parte deste trabalho pode ser conferido no benchmarking da safra 2018/2019 produzido e divulgado pela INTTEGRA em seu site (https://inttegra.com/servicos/benchmarking). 

 

O fato é que as empresas com maior rentabilidade são aquelas que possuem alta lotação (capacidade de animais por hectare) e alto ganho produtivo (@/hectare ano) ou GMD (ganho médio diário de peso), sem obviamente desprezar outros indicadores, e naturalmente são fazendas de alta intensificação, que aplicam ferramentas como o confinamento e a integração lavoura pecuária (ILP) para intensificação de lucros e diminuição dos custos de produção. Já se fala também na ILPF, ou seja, intensificação lavoura pecuária floresta, acrescentando a floresta como exploração de madeira e bem estar animal, que se traduz em maior ganho produtivo na pecuária.

 

Esta é uma realidade do setor pecuário, ou seja, existe uma necessidade de intensificação e profissionalização para rentabilizar o negócio. Caso contrário, o pecuarista extensivo terá que se contentar com prejuízos ou empate técnico. É óbvio que muitos outros parâmetros estão em jogo, não sendo uma análise tão simplista, mas é consensual entre técnicos do agronegócio que a intensificação é um caminho sem volta, salvo contrário, a atividade não se viabiliza. 

 

A COBI, por óbvio, não tem a pretensão de assessorar qualquer demanda relativa ao agronegócio, mas quer ser empresa reconhecida por ajudar os pecuaristas a intensificar sua produção por meio de obras de engenharia, conforme comentamos a seguir.

 

Uma vez que a verticalização da produção só é possível através da implantação das técnicas de integração lavoura pecuária; do confinamento; da diminuição do tamanho dos pastos para melhoria do manejo da forrageira, manejo do gado, distribuição de lotes; da instalação de água de qualidade em todos os pastos; da produção de ração a baixo custo, é aqui que a COBI ENGENHARIA pode ajudar o empresário fazendeiro.

 

Em todos os eventos do setor agropecuário muito se fala em todos estes temas de maneira técnica e aprofundada. O que é pouco comentado são os custos de implantação e a importância e necessidade de implantação de obras de engenharia. Para este trabalho de intensificação se faz necessário diversas obras de engenharia, tanto de infraestrutura quanto obras civis, onde a COBI pode lhe auxiliar:

 
  • Levantamentos planialtimétricos: definição de traçados dos corredores e distribuição de pastos; projeto de confinamento, etc.;

  • Logística – implantação de corredores de tráfego rápido (terraplenagem) e bueiros (drenagem) para escoamento da produção e manejo;

  • Projeto e execução de reservatório, redes adutoras de água e bebedouros de água para canalização de água para atendimento de todos os pastos da propriedade, que deverão ser divididos para melhor separação de lotes, manejo de animais e manejo da forrageira;

  • Construções de galpões: oficina, lavajato, guarda de equipamentos, armazenamento de grãos, escritórios, refeitórios, etc.

  • Construção de fábrica de ração;

 

A COBI Engenharia acredita no agronegócio e espera expandir sua atuação para atendimento deste público. Temos grande expertise uma vez que a COBI, além da experiência no ramo de engenharia, atua diretamente no agronegócio em propriedade familiar, ajudando-a nesta transformação de propriedade extensiva para uma propriedade intensiva, sendo responsável por este processo e pelas obras de engenharia implantadas. Abaixo um pouco destas obras e do projeto.